terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Impossível ficar inerte e nada comentar sobre a tragédia que ocorreu neste último domingo na cidade sulista de Santa Maria.

Mais improvável ainda seja, talvez, este meu post não criar polêmica, apesar de não considerar o que irei expor abaixo como polêmico e, sim, questionador.

Primeiro de tudo, lamento que no Brasil as medidas sejam mais repressivas do que preventivas, temos sempre o "faremos o possível para que não se repita", quando na realidade o ideal seria: "faremos de tudo para que não aconteça".

Culpar ou inocentar alguém agora, de fora, movido pela emoção é prematuro.  Mas peço que todos façam uma reflexão de quantos fatores somados temos nesta tragédia.

Dentre os fatos noticiados estão que um show pirotécnico causou o incêndio e que seguranças não permitiram a saída das pessoas.

Dois fatos "pequenos" que refletem uma imensidão de peculiaridades da nossa sociedade que posso sintetizar em um brocardo: jeitinho brasileiro.

Muitos se orgulham de que o Brasil tem um jeitinho único! Jeitinho esse que vemos em donos de estabelecimentos tentando subornar fiscais ou achar uma saída para obter um alvará de modo ilegal (e conseguindo!) ou de pessoas que batem no peito e falam que já burlaram um bar aqui e outro acolá e não pagaram a conta.

Não!!! Não estou generalizando! Estou apenas perquirindo que somos vítimas de nós mesmos.

O Brasil é feito de círculos viciosos! Pare e pense! Todo ano cidades e mais cidades são afetadas pelas chuvas. E o que os governantes dizem?  "Faremos o possível para que não se repita."

E o prédio que desabou no Centro do Rio? E o atirador que alvejou tiros e mais tiros numa escola?

Fatos isolados? Será?

Já ouvi dizer que a culpa é das leis. Não sou legalista e lhes garanto que existe lei para quase tudo.  Mas você as conhece? Você já se preocupou em procurá-las?

O que você faz quando vê algo errado? Reclama? Clama? Ou se cala?

Voltando ao fato do sul, temos muito o que refletir e lamentar.  Confesso que me envergonhei com o comportamento de certos "religiosos" que defenderam que aqueles jovens foram castigados por pactuarem com futilidades deste mundo mundano... Me recuso a comentar a laicidade do Brasil. Essas pessoas não sabem o que é FÉ!

Me envegonhei e entendi pq o Mark Zuckerberg, dono do Facebook, disse que o Brasil estraga esta rede social.  Em poucas horas, o Facebook estava crivado de fotos sensacionalistas e piadinhas infâmes.

Imoral? Amoral? Aaaaaah, a moral! Como seria bom se todos tivessem-na!

E ainda contamos com uma imprensa marrom! Aquela que adora vender a tragédia e o sofrimento alheio...

Não nego que assisti a algumas reportagens e as lágrimas me vieram aos olhos, pois seria inevitável não se emocionar com tantas famílias sofrendo ali... E imaginar e entender, cada vez mais, a importância que um simples "Mãe, cheguei..." pode ter...

Medidas serão tomadas e as fiscalizações vão se intensificar... Por quanto tempo? 2, 3, 6 meses?

Ou até outro fato mais interessante virar notícia e este cair no esquecimento?

Acho que não... Semana que vem já é carnaval e logo vai ter outra notícia no jornal!

E, por favor, não venha falar que isso é só culpa dos governantes, afinal você é que os elege...

E o governo é o reflexo do seu povo... Qual é o seu reflexo? Reflita!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ando meio desanimado!
Com o coração apertado e até angustiado!
Pois mesmo com pessoas por todo lado,
Ainda me sinto solitário!

Pessoas vazias não me preenchem!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

às vezes diante de tantos porquês, a vontade maior é de mandar se fu&^%...

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Na madrugada eu me indago: 
O que esta para mim reservado?
Ando desanimado...
Mas tenho que estar preparado
Não posso acabar às dificuldades curvado
Pois há muito a ser conquistado...

“Eu quero mesmo é alguém que faça meu corpo querer companhia nos momentos em que minha mente insiste pela solidão.”
- Caio Fernando Abreu.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

E quando o passado insistir em tentar fazer parte do seu presente apenas explique que hoje você só se interessa pelo futuro!